Vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) se pronunciaram em homenagem às mulheres, na sessão desta terça-feira (8), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A sessão foi presidida pela vereadora Eliza Virgínia (Progressistas), a única mulher do Legislativo Pessoense.
“Parabéns, vereadora e amiga Eliza. Esta Casa fica muito feliz de manter uma mulher na Mesa Diretora. Você é amiga e parceira. Todas as mulheres no dia de hoje, sintam-se abraçadas. Gostaria de desejar um bom dia das mulheres, em especial para as servidoras que nos representam tão bem no dia a dia”, declarou o presidente da Casa, vereador Dinho (Avante), ao passar a presidência para a parlamentar.
O vereador Milanez Neto (PV) lembrou vereadoras que passaram pela Casa, como Helena Holanda, Sandra Marrocos e Nadja Palitot. “Elas mostraram com muita coragem que mulher pode, sim, fazer política”, declarou o parlamentar, homenageando ainda todas as servidoras do Legislativo Pessoense.
O vereador Odon Bezerra (Cidadania) fez um resgate histórico da luta pela conquista do direito das mulheres, citando a educadora Nísia Floresta. “Ela estava à frente do seu tempo e levantou a bandeira das mulheres numa época muito difícil”, lembrou. Ele destacou ainda que seu tio, homônimo, lutou na Câmara Federal pelo direito de voto das mulheres. O parlamentar também destacou conquistas das mulheres de sua família e homenageou as advogadas que lutam pelo direito no Brasil.
Os vereadores Marcílio do HBE (Patriota), Bosquinho e Emano Santos (ambos PV) ressaltaram a importância do respeito às mulheres e da necessidade do combate à violência O vereador Emano Santos acrescentou que é preciso combater o machismo e que é dever do estado coibir qualquer forma de violência. O vereador Guga (PROS) ressaltou a importância que as mulheres têm para a nação brasileira.
“Que possamos cada vez mais cultuar esse respeito, conservar nossa família e saber que a construção de caráter se dá pela consolidação de um lar familiar. Desejo a todas as mulheres os parabéns”, afirmou o vereador Tarcísio Jardim (Patriota).
O vereador Junio Leandro (PDT) defendeu que os homens, além de parabenizar as mulheres, possam agir em favor da igualdade, nem que seja em atividades simples. “Que a gente possa iniciar algumas atividades para por as mulheres numa situação de igualdade. Podemos começar dividindo com as mulheres as atividades domésticas. A atividade doméstica se faz com força humana, então o homem também pode participar”, afirmou o parlamentar, afirmando que divide as atividades de casa com a noiva.
“Parabenizo todas as mulheres e todas as ações de complacência que só o coração feminino é capaz de fazer. Parabenizo todas vocês, que têm como missão na terra fazer com que a humanidade seja melhor”, homenageou Carlão (Patriota)
O vereador Bruno Farias (Cidadania) demonstrou seu desejo de ter mais mulheres na composição do Legislativo pessoense. Ele homenageou todas as mulheres em nome da avó Marina Inácio de Paiva, de 98 anos. “Em nome de Dona Marina, mulher negra, pobre, guerreira e empoderada homenageio todas as mulheres”, parabenizou.
“Este é um dia de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. Que é onde ela quer, onde ela se sente bem, onde ela contribui de forma que melhor acha, para a família e para a sociedade de forma geral. Respeitar a mulher é respeitar a vida. A todas as mulheres meu beijo, abraço, reconhecimento e louvor”, declarou.
Bruno Farias ainda repudiou todas as formas de violência praticadas contra as mulheres, em especial pelo deputado de São Paulo Arthur do Val (Podemos) pelas declarações sobre as ucranianas. “Foi uma fala machista, sexista, misógina e abominável, que chocou o planeta. Ele foi à Ucrânia para diminuir, menosprezar o papel de mulheres que estão passando por problemas que nós sequer imaginamos. Esse deputado demonstrou a face cruel que o ser humano pode ter. É preciso que todos nós possamos nos colocar absolutamente contra qualquer tipo de fala preconceituosa ou tentativa de diminuição das mulheres em qualquer parte do planeta”, afirmou.