Durante a sessão ordinária desta terça-feira (09), os vereadores da Câmara Municipal de Bayeux promoveram a leitura e votação de matérias voltadas ao esporte, à infraestrutura e à previdência da cidade. No total, foram lidos seis Projetos de Lei que estão tramitando na Casa Severaque Dionísio, votados cinco requerimentos e uma indicação. A sessão seguiu todos os protocolos de saúde relacionados à prevenção e combate à Covid-19, a exemplo do uso de máscaras, distanciamento e disponibilização de álcool em gel.
Entre os principais requerimentos aprovados está o de autoria do vereador pastor Josimar Varsalle (PP), que pede que seja encaminhado um expediente à Secretaria de Infraestrutura do Município, solicitando que possa realizar a recuperação total da rua Marcionila Maria da Conceição, no bairro Centro, e os de Betinho da RS (PDT), requerendo que seja encaminhado um expediente ao Ministério Público solicitando esclarecimentos sobre uma ação civil pública, protocolada por Everaldo Oliveira e outros, sobre a situação da Rua Severino Leão, e solicitando esclarecimentos sobre os problemas da mesma rua.
O parlamentar Jefferson Oliveira (PL) teve aprovada por unanimidade a sua indicação para que a prefeita Luciene Gomes (PDT) envie projeto de sua iniciativa exclusiva acerca da criação do ‘Bolsa Mais Esportes’ destinada a atletas, paratletas e técnicos, no município de Bayeux, atualizando o atual Bolsa Atleta Municipal, de 2013, com bolsas de R$ 500 a R$ 3.000. Também foram aprovados requerimentos de Votos de Aplausos com autoria de Jefferson para Ana Maria Macena, secretária adjunta de Planejamento, Ciências e Tecnologia e para o deputado federal Julian Lemos.
Ao ler o Expediente do Dia a Mesa Diretora da sessão ainda informou que está em andamento na Casa projetos que dispõem sobre a obrigatoriedade da prestação de socorro aos animais atropelados; que estabelecem regras e mudanças no regime próprio de previdência social do município; e o que institui o regime de previdência complementar em Bayeux, autorizando a adesão ao plano de benefícios de previdência complementar e outras adequações, nos termos da emenda constitucional 103/2019. Este último foi colocado em votação urgente e aprovado por unanimidade.
Após a votação das matérias a sessão foi encerrada para realização da sessão especial, requerida por Nildo da Casa Branca (PTB), que tratou sobre o esporte em Bayeux.
Maryjane Costa
ASCOM