A acessibilidade nos transportes públicos foi o tema principal do pronunciamento do vereador Damásio Franca (PP), na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta terça-feira (19). Na ocasião, o vereador, que preside a Frente Parlamentar de Acessibilidade da Casa, exibiu um vídeo com imagens de um cadeirante que não conseguiu acesso a um ônibus na Avenida Cruz das Armas.
“O que as empresas concessionárias de transporte público da nossa cidade estão fazendo com a população é desumano, essa é uma triste realidade. Diariamente, cadeirantes tentam usar os ônibus da nossa cidade e não conseguem, porque os elevadores dos veículos acessíveis estão quebrados”, denunciou o vereador. Damásio informou que as imagens apresentadas foram gravadas por um cidadão, às 8h da última segunda-feira (18), quando um cadeirante desistiu de embarcar em ônibus porque não conseguiu acesso, pois o elevador estava quebrado.
O parlamentar solicitou que a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) se una aos membros da Frente de Acessibilidade da Casa para realizar uma fiscalização efetiva dos veículos que atendem ao transporte público da cidade. “Pagamos uma passagem cara, precisamos de um transporte público de qualidade”, arguiu.
Tirolesa Acessível
Damásio Franca também fez questão de comentar sobre um fato positivo, em relação à acessibilidade em João Pessoa. De acordo com ele, no último domingo (17), o projeto ‘Acesso Cidadão’ promoveu uma ação com a primeira Tirolesa Acessível, na falésia da praia Barra de Gramame. O projeto tem o objetivo de promover a inclusão social, através da oferta de atividades simultâneas de esporte, cultura e lazer acessíveis às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
“Apesar do desrespeito vigente em nossa cidade com as pessoas com deficiência, participamos de uma ação importante de promoção da acessibilidade na Barra de Gramame. Vimos a alegria das pessoas que puderam passear de tirolesa e sentir o prazer de vivenciar tão grata aventura”, revelou.
O projeto é resultado de uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com a Fundação Casa José Américo, a ONG Assessoria e Consultoria para Inclusão Social e a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).
Apartes
O vereador Mangueira (MDB) falou que o tema é de suma importância para a sociedade e alegou que a situação precária dos transportes públicos da Capital se mantém devido ao monopólio do setor. “Não existe concorrência, a empresa Transnacional monopoliza o transporte público da nossa cidade. A população sofre com ônibus precários e motoristas com má vontade, devido à extensa carga horária e ao acúmulo de funções (motorista e cobrador). Precisamos trazer o fato para discussão nesta Casa. Também temos que elaborar um projeto de lei reformulando o processo de concessões do transporte público de João Pessoa”, sugeriu.
O vereador Carlão (DC) também destacou a necessidade de haver uma reflexão sobre a concessão dos transportes públicos em João Pessoa. “A acessibilidade é primordial para nossa cidade. A exploração desse serviço público sem concorrência gera o monopólio e o sucateamento do setor. Nada é feito para se melhorar, porque não existe concorrência. Quantas pessoas vão desistir de se deslocar por falta de acessibilidade nos ônibus de nossa cidade?”, questionou.