Da tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa, na sessão ordinária desta terça-feira (13), o vereador Carlão (PL) cobrou o respeito ao princípio do devido processo legal nas decisões da Justiça do Brasil. O parlamentar também fez uma homenagem à rainha Elizabeth II, que morreu na última quinta-feira (8), e foi a monarca mais longeva do Reino Unido, com 70 anos de reinado.
O vereador fez a leitura de um texto que exaltava a importância da “Coroa (monarquia) para o Brasil e para o mundo, além de reverenciar o valor dos antepassados. “É importante a lembrança da ‘Coroa’, do tempo do império, de um homem que conseguia ouvir sua esposa, rainha Leopoldina, mesmo no tempo de patriarcado. Faço essa leitura ainda em homenagem aos 200 anos de nossa Independência e a esse sistema de governo que poderia também ser uma das soluções para gente já que a República nas suas entranhas foi rasgada por corrupção institucionalizada”, defendeu.
“Só morrem os homens vulgares e não os heróis. Eles sempre vivem na mente e na memória ao menos dos homens de bem, presente e vindouros e sua alma imortal vive no céu”, assim foi parafraseando José Bonifácio, um dos patronos da Independência do Brasil que proferiu estas palavras quando soube da morte de Dom Pedro I. O texto segue exaltando a importância dos antepassados na construção e uma sociedade livre.
“É um tempo difícil em que não se consegue ter referências do que é bom porque mentiras continuam sendo proliferadas. A gente vê ‘o devido processo legal, princípio supremo do Poder Judiciário, da advocacia, de juízes, dos promotores ser completamente violado. E o silêncio é sepulcral. É com tristeza que vejo uma busca incessante, uma perseguição a homens conservadores e à direita. Porque só vi jornalistas presos, os de direita. Só vi ativistas presos, os de direita. O direito de opinião eu não posso ter mais porque a qualquer momento pode vir uma decisão do Supremo Tribunal Federal e arrancar-me de minha casa. Onde está o devido processo legal? ”, questionou.
O parlamentar ainda fez menção aos julgamentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de questionar a permissão dele se candidatar à presidência.
Parlamentar homenageia Elizabeth II
Ainda no seu pronunciamento o vereador homenageou a rainha Elizabeth II, que morreu na última quinta-feira (8), com a exibição de um vídeo sobre a monarca. “Essa foi uma das maiores mulheres do nosso tempo. Passou por 4 papas, vários governos e várias fases da humanidade, seguindo firme e altiva. Um exemplo de mulher que serve de espelho para outras mulheres”, destacou.
Via CMJP