O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) já substituiu 39 urnas, até o meio dia deste domingo (28) de segundo turno. O município de João Pessoa teve 7 urnas substituídas.
Outras cidades como Campina Grande, Bayeux e Cajazeiras também tiveram substituição das urnas. No primeiro turno, cerca de 100 urnas foram substituídas, segundo informação do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PB, José Cassimiro Júnior, ao ClickPB.
Essas urnas quebradas no primeiro turno só voltam a operar a partir das Eleições 2020, após reparo pela equipe do tribunal. Elas não foram consertadas para este segundo turno.
São 9.955 seções eleitorais na Paraíba, o que requer do TRE-PB e disponibilização de pelo menos esse número de urnas. Além disso, o órgão possui 1.600 de contingente para essas eventuais substituições.
Cassimiro explicou ao ClickPB que o modelo de urna mais antigo usado na Paraíba é de 2009, ou seja, com nove anos de uso. Ele considera esse um tempo curto, haja vista que as urnas não são usadas com frequência.
Click PB