Pressione ESC para fechar

- PUBLICIDADE -


Transplante de rim é realizado após sete anos na Capital

- PUBLICIDADE -

Após a pactuação com dois hospitais da Capital a cidade de João Pessoa realizou o primeiro transplante de rim depois de sete anos. O serviço voltou a ser oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A cirurgia foi realizada em um hospital particular da cidade, na última segunda-feira (04), sendo o primeiro procedimento de nefrectomia por videolaparoscopia para transplante de rim intervivos.

O paciente Júlio César, de 21 anos, teve restabelecida a função renal.  O transplante foi realizado médico Rafael Maciel, responsável pela Unidade Geral de Transplantes (UCTI), e por sua equipe. A doadora foi Raimunda Célia, tia de Júlio César.

Antes da cirurgia, eles passaram por um processo chamado de pré-transplante, no qual realizaram uma série de exames antecedentes à cirurgia. Eles foram acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e instrumentadores.

Um paciente renal crônico não transplantado vive atrelado a uma máquina de diálise, sendo submetido ao tratamento três horas por dia, três vezes por semana. O transplante é o ponto de partida para o resgate da cidadania e a reabilitação de uma rotina cotidiana para o paciente. Ele continua um renal crônico, mas com liberdade para estudar, trabalhar e realizar suas atividades do dia a dia.

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -