A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realiza durante todo este mês, uma Campanha de Sensibilização ao Enfrentamento ao Abuso Sexual e Erradicação do Trabalho Infantil. A ação começa nesta sexta-feira (8), das 9h às 11h, no Parque da Lagoa Sólon de Lucena, no Centro da Capital.
Sob o tema: ‘Silenciar também é Crime’, o trabalho envolve a entrega de material informativo e diálogos com a população conduzida por 150 técnicos da Rede de Proteção do Sistema de Garantia de Direitos. A campanha faz parte das ações alusivas ao 18 de Maio, dia de luta e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a partir de uma mobilização que culminou na aprovação da Lei Federal 9.970/2000.
Ana Carla, diretora da Assistência Social, explica que as ações serão realizadas durante todo o mês em pontos estratégicos da cidade. “Com as equipes que compõem a Rede de Proteção. O material, entre outros itens, contém os telefones onde a população deve denunciar algum tipo de abuso e os locais de proteção à vítima”, afirmou.
A rede é composta pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), Centro –Dia (CD), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Equipe de Abordagem Social (Ruartes).
Além das atividades corpo a corpo com a população buscando a sensibilização e o envolvimento no combate a essa violação de direitos, a ação conta também com uma Roda de Diálogos envolvendo os vários atores da Rede de Proteção do Sistema de Garantia de Direitos.
Além do Parque da Lagoa, a campanha será realizada em pontos estratégicos da cidade, a exemplo do Busto de Tamandaré, na orla de João Pessoa, feira livre de Jaguaribe e o Centro Administrativo Municipal (CAM).
Confira a programação:
08/06: 9h – Parque da Lagoa
12/06: 16h – Busto de Tamandaré
13/06: 15h – Feira Livre de Jaguaribe
27/06: 9h – Roda de Diálogo (Auditório do CAM)