O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou o uso da Força Nacional para prestar apoio técnico operacional em aviação policial na Paraíba. A decisão foi publicada em uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (18).
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social da Paraíba, o apoio foi pedido exclusivamente em relação a pilotos, que virão da Força Nacional para atuar nas aeronaves da Paraíba, repassando conhecimento para os pilotos locais e vice-versa.
De acordo com a publicação, o apoio é de caráter episódico e planejado e deve acontecer por um período de 90 dias. O prazo pode ser prorrogado caso haja solicitação do Governo da Paraíba.
A operação conta com o apoio logístico da Paraíba, que deve disponibilizar a infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública.
O contingente disponibilizado deve obedecer ao planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Se não houver pedido de renovação por parte do Governo da Paraíba, após os 90 dias, o efetivo é retirado do Estado.
G1