A Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou, na última segunda-feira (23), a Campanha de Imunização contra a gripe (Influenza). Inicialmente, estão sendo vacinados os trabalhadores em saúde e as gestantes. Todos os Centros de Saúde, Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas foram abastecidos para o início da campanha.
Nesta terça-feira, 24, a Coordenação de Imunização faz um esforço concentrado para imunizar os trabalhadores de saúde na sede da Secretaria Municipal de Saúde, nos hospitais e unidades. Posteriormente, a vacinação será estendida para os demais grupos prioritários do público-alvo da campanha.
Dentro do público-alvo existem grupos prioritários, que são as crianças de seis meses até quatro anos de idade (26.142), idosos a partir de 60 anos (43.349), profissionais da saúde (10.000) e gestantes (4.553) e puérperas, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (748). No total, 84.792 pessoas fazem parte desse grupo prioritário e a meta é imunizar 90%, o que corresponde a mais de 76 mil pessoas.
Os outros grupos não prioritários são os pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, professores, detentos e trabalhadores do sistema prisional, jovens cumprindo medida socioeducativa, índios e quilombolas. Somando-se todos os grupos do público-alvo, a população a ser vacinada em Campina Grande ultrapassa as 100 mil pessoas.
A vacina protege contra os subtipos H1N1 e H3N2 da Influenza A e da Influenza B. O dia D da campanha será 12 de maio. As crianças devem tomar duas doses e os pais precisam levar o cartão de vacinação.
Codecom