A Rede Municipal de Saúde oferta 5,6 mil mamografias ao mês destinadas às usuárias da rede pública, porém há uma baixa procura pelo exame. No primeiro semestre deste ano, foram realizadas 10,4 mil mamografias. Já no ano passado, foram feitos 21,6 mil exames deste tipo, o que corresponde a uma média de 1,8 mil ao mês.
Atualmente, os exames são oferecidos em quatro serviços por meio da rede municipal. São eles: Centro Especializado em Diagnóstico do Câncer (CEDC), Fundação Napoleão Laureano, Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e Instituto Walfredo Guedes Pereira (Hospital São Vicente de Paulo).
“Temos oferta de mamografia na rede municipal, mas infelizmente há baixa procura por parte das usuárias. É importante que as mulheres procurem os serviços para fazerem o exame, que é o mais eficaz para detectar o câncer de mama”, alertou Amanda Romera, coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Para ter acesso ao exame, a usuária deverá se dirigir à sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. No local, ela passará por avaliação do médico ou enfermeiro que, ao verificar a necessidade do exame, fará a requisição da mamografia.
Em posse do encaminhamento, as mulheres que moram em João Pessoa podem optar entre fazer a marcação por meio da USF ou dirigir-se diretamente a um dos quatro serviços conveniados para fazer o agendamento. Podem fazer a mamografia de rastreamento as munícipes a partir dos 40 anos de idade.
No caso das moradoras de outros municípios, pactuados com a Capital, os exames devem ser agendados por meio das Secretarias de Saúde de onde residem.
Amanda Romera destaca que a SMS faz o monitoramento mensal de casos suspeitos de câncer de mama, conforme a notificação dos serviços conveniados. “Antes esse monitoramento era realizado semestralmente, mas agora fazemos mês a mês para garantirmos o acesso dessa usuária ao tratamento em tempo oportuno”, ressaltou.
Câncer de mama – É o tipo mais frequente de câncer entre as mulheres brasileiras. O câncer de mama é uma doença silenciosa, que pode apresentar um caroço na mama e pode vir acompanhado ou não de dor. Em alguns casos, pode haver alteração na pele da mama, com aparência de casca de laranja, e também podem aparecer caroços na região das axilas.