O governador Ricardo Coutinho assinou, no final da tarde desta quinta-feira (14), a ordem de serviço para a construção do Residencial Pedra do Reino, em Mangabeira, beneficiando cerca de 800 pessoas da capital que não têm uma moradia própria. O condomínio será composto por 208 apartamentos distribuídos em 13 blocos (térreo mais três pavimentos) com 16 apartamentos cada. A obra representa mais de R$ 21 milhões de investimento, e resulta de parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal. O Residencial deve ficar pronto em cerca de dois anos.
O empreendimento contará com um sistema de geração de Energia Fotovoltaica e um sistema de captação de água da chuva para fins não potáveis, como irrigação de jardins e utilização nos equipamentos comunitários. “Este será o primeiro prédio de habitação popular com energia solar fotovoltaica e aproveitamento de água, o que diminui o custo para os moradores. Fora isso, o residencial é dotado de acessibilidade e uma série de ambientes de lazer”, disse a presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), Emília Correia Lima.
Todos os apartamentos serão totalmente adaptáveis para pessoas com deficiência física e idosos. Cada unidade terá aproximadamente 49 m² de área útil sendo composta por sala para dois ambientes, varanda, dois quartos, banheiro, cozinha, área de serviço, uma vaga de garagem. O residencial terá um salão comunitário, uma praça, um Playground, academia ao ar livre, bicicletário e guarita.
Da redação com assessoria