Com o crescimento da curva de evolução do Covid-19 na Grande João Pessoa, os prefeitos da Região Metropolitana se reuniram na manhã desta quinta-feira (28), com o governador João Azevêdo (Cidadania) e decidiram, de forma unânime, renovar o respectivos decretos de isolamento social com medidas ainda mais restritivas. Com o sistema de Saúde à beira do colapso, o prefeito da capital, Luciano Cartaxo (PV), foi o mais enfático em relação às medidas mais restritivas, já que João Pessoa abriga pacientes de região.
Segundo uma fonte que participou da reunião revelou ao Blog do Anderson Soares, apenas o prefeito de Cabedelo, Vítor Hugo (DEM), defendeu uma retomada gradual das atividades econômicas, mas foi voto vencido. Ficou decidido que os procuradores dos municípios de JP, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux e Conde vai se reunir com o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade, ainda hoje, para definir detalhes sobre o novo decreto conjunto e a logística que deve ser implementado em cada município.
As novas medidas que serão adotadas, que podem chamadas de lockdown embora os gestores não devam adotar o termo, devem durar entre 10 e quinze dias. Concomitante a essa decisão, as equipes estudam um plano gradual de retorno às atividades econômicas que está, diretamente, ligado ao controle da pandemia na Região Metropolitana. Os atuais decretos do Estado vai até 31 de maio, já o da Prefeitura de JP termina no dia 3 de junho.
Blog do Anderson Soares