O primeiro laboratório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para testagem do novo coronavírus foi liberado pelo Ministério da Saúde (MS) para funcionar a partir desta quarta-feira (22). O local é exclusivo para testes da Covid-19.
De acordo com o presidente da comissão e diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professor Eduardo Sérgio, a previsão é analisar pelo menos 100 amostras por dia, o que pode dar mais celeridade ao processo de identificação dos casos, tendo em vista que é mais um laboratório fazendo os estudos.
Toda a parte estrutural do CCS já foi concluída, bem como os treinamentos necessários para os agentes de limpeza e para quem vai analisar as amostrar. O trabalho será feito em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) que também está apto a realizar exames no estado.
Professor Eduardo explicou ainda que o laboratório vai funcionar somente como análise das amostras. Ou seja, os pacientes com suspeita não devem ir até o local para realizar os testes. Esse trabalho continua sendo realizados pelas secretarias municipais e estadual.
Com a entrega do laboratório do CCS da UFPB, junto com os trabalhos que já estavam sendo realizados pelo Lacen, a Paraíba passa a ter capacidade de realizar até 220 exames por dia.