Na Paraíba, os líderes partidários aguardam as definições das chapas majoritárias para as eleições de outubro, mas também já articulam as chapas proporcionais para deputado estadual e federal. Um exemplo, disso é o presidente estadual do PPS Nonato Bandeira, que revela já saber o número de pré-candidatos que pretende lançar para concorrer ao um mandato no Legislativo.
Segundo Nonato Bandeira, a sigla conta com 21 pretensos candidatos a uma vaga no Legislativo Estadual, no pleito de 2018. A estratégia, segundo o presidente, é se aliar a partidos que gerem equilíbrio à disputa. De acordo com Nonato Bandeira, a legenda só vai começar a definir com quem coligar depois que o prazo de filiação expirar.
“Mas de antemão a gente pode afirmar, com base na opinião da maioria dos candidatos, que nós não deveremos nos coligar com legendas que possuem vários deputados de mandatos e suplentes que se fortaleceram muito também durante suas passagens pela Assembleia”, disse.
Já para deputado federal, o presidente explicou que há duas alternativas. “O chapão incluindo todos os partidos da base do governo, onde hoje elegeríamos de seis a oito parlamentares, ou duas chapas, tendo em vista o número máximo de vagas para concorrer e a necessidade de quase todos os partidos em apresentar nomes, diante do desafio imposto pela cláusula de desempenho aprovada na última reforma política”, finalizou.
PB Agora