O presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, usou suas redes sociais para dizer que o acidente com o cavalo na posse do presidente Jair Bolsonaro (PSL) não foi um simples acidente e sim obra de um orixá, o Ogum.
“A minha fé diz que não foi um acaso. O ano é de Ogum e a lua é de Jorge. Jorge foi um capitão do exército romano durante o regime do imperador Diocleciano. Converteu-se ao cristianismo e lutou pela verdade que ele acreditava. Este não é um debate dogmático sobre fé ou religião. Debato a certeza de que 2019 será um ano de muita luta, resistência e guerra contra a opressão , a tortura, o ódio , rancor , homofobia , etc que tanto Jesus combateu na luta contra o império. Que o ano de Ogum seja o ano da resistência para o povo do nosso país! Salve meu pai ! Salve guerreiro da capadócia! Ogunhê !!!!”, escreveu Jackson na postagem.
No texto o petista se refere às tradições do Candomblé e da Umbanda que todo ano têm como regente um orixá. Em 2019, é Ogum. Segundo a mitologia iorubá, ele representa a guerra, a agricultura, o ferro, a tecnologia. É o símbolo do guerreiro, que nada teme, e não desiste, diante dos obstáculos. Ogum foi o principal orixá a descer do céu para a terra, após a criação, por isso é considerado um semideus.
Confira a postagem de Jackson Macêdo:
Da Redação