Pressione ESC para fechar

- PUBLICIDADE -


PREPARAÇÃO PARA 3ª ONDA: Secretário e técnicos da SES visitam Complexo de Patos e estudam ampliação de leitos Covid

- PUBLICIDADE -

O secretário executivo de Gestão Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde, Daniel Beltrammi, esteve ontem (21) em Patos e teve agenda de trabalho nas três unidades da rede estadual de saúde – Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), Maternidade Dr. Peregrino Filho e Hospital Infantil Noaldo Leite. No Complexo, além de conhecer as melhorias internas da unidade, implementadas pela atual gestão nos últimos seis meses, o secretário avaliou in loco a disponibilidade de espaço físico para implantação em curto prazo de novos leitos destinados a pacientes Covid e da ampliação do bloco cirúrgico da unidade que começa nos próximos dias. Daniel Beltrammi estava acompanhado da Gerente do NAH, Ana Rita Ribeiro Cunha, da coordenadora estadual da Central de Regulação  Carolina Dantas Rocha e das técnicas da SES, Vanessa Oliveira e Rogéria Gomes, e foram recepcionados pelo diretor geral do CHRDJC, Francisco Guedes.

“O secretário viu que há espaço físico para ampliarmos o  número de leitos para pacientes Covid, mas, nós sabemos que esse é apenas um fator determinante na decisão de ampliação de leitos, que requer contratação de mais profissionais, instalações adequadas, capacidade de dar suporte de suprimentos e medicamentos e outras questões que precisam ser leva das em conta, mas, adianto que ele ficou bastante sensível ao nosso pleito”, disse Francisco, adiantando que, inclusive, já se encontra em andamento um estudo para ampliação da rede de gases da unidade com o objetivo de atender essa possível expansão. “A SES vai fazer um estudo técnico de viabilidade desta expansão e creio que já na próxima semana a gente tem uma resposta definitiva sobre isso”, afirmou o diretor geral do CHRDJC, destacando como muito proveitosa a visita do secretário à unidade.

O secretário Daniel Beltrammi, em entrevista à Imprensa, avaliou como delicada o atual momento que passa o país em relação à pandemia, mas, afirmou que em nenhum momento a Paraíba entrou em colapso total em relação ao atendimento. “Mesmo tendo algumas unidades atingido o pico máximo de ocupação, como é o caso das UTIs aqui do Complexo e de outras unidades do sertão na data de hoje, os pacientes estão tendo assistência noutras localidades, sendo regulados através da Central de Regulação do Estado para hospitais que ainda têm disponibilidade de leitos”, disse ele, lembrando que é preciso que a população também colabore com o controle do contágio, seguindo as orientações das autoridades sanitárias que reforçam a importância do isolamento social, do uso de máscaras e da frequente higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel ou a 70%.

O secretário também esclareceu detalhes do processo de distribuição de vacinas Covid, reforçando que a SES segue as diretrizes do Ministério da Saúde, sem privilégios de nenhuma ordem para categorias ou municípios, e deu um panorama geral da pandemia na Paraíba. “Seguimos rigorosamente o cronograma e protocolos de distribuição de vacinas do Ministério da Saúde”, reiterou ele, destacando o empenho e da agilidade da SES em fazer o encaminhamento das vacinas para os municípios sempre que elas chegam à Paraíba. A gerente da 6ª Regional de Saúde, Liliane Sena, também fez outros esclarecimentos sobre as vacinas, desmentindo que a cidade de Patos tenha sido prejudicada de alguma forma no encaminhamento das vacinas.

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -