Uma ação conjunta entre as prefeituras de João Pessoa e Cabedelo realiza obras de limpeza nas comunidades São Luiz, Delfin Moraes e travessa Washington Luiz. Também serão realizados o desassoreamento, limpeza e recuperação do rio Morto, que passa próximo as comunidades. A ação começou nesta terça-feira (6) e terá duração de 15 dias.
O chamado rio Morto é um trecho do rio Jaguaribe, localizado na divisa entre os dois municípios e que sofre com o assoreamento. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Noé Estrela, quando chove na área, a água invade as casas e causa diversos transtornos à comunidade.
Durante o último período de chuvas, cerca de 500 famílias da área ficaram desabrigadas, a maioria delas moradoras do município de Cabedelo. “Algumas famílias de João pessoa também foram atingidas. São comunidades grandes e muitas pessoas acabam sendo afetadas”, afirma.
A ação faz parte do programa ‘João Pessoa em Ação – Gestão de Riscos e Administração de Desastres’. As ações do programa envolvem desassoreamento de rios, desobstrução de galerias pluviais, capinação, roçagem, remoção de entulhos, dentre outras. Durante todo período chuvoso, a gerência do programa fará reuniões semanais para definir o planejamento de ações em outros bairros e comunidades de João Pessoa.
Da Redação com Secom