Com a presença da primeira-dama Maísa Cartaxo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou na tarde desta segunda-feira (16) a primeira Mostra Natalina. A exposição, com ênfase em presépios, acontece no Hotel Globo, no Centro Histórico, até o dia 06 de janeiro, das 09h às 17h. A Mostra Natalina, que reforça o título de Cidade Criativa da Unesco através do artesanato, é uma iniciativa do Celeiro Espaço Criativo e reúne 10 artistas locais.
Maísa Cartaxo ressaltou a importância de locais como o Celeiro para o incentivo a artistas da nossa cidade e que, eventos como esse, além de dar mais visibilidade aos artistas, também promove a valorização dos espaços revitalizados da cidade, como o Hotel Globo. “Por muito tempo nossos artistas necessitaram de um espaço que pudessem exibir seu trabalho, escoar sua produção. Com o surgimento do João Pessoa Artesã e o Celeiro Espaço Criativo, o artesanato da Capital não só foi potencializado, como estimulou sua produção”, afirmou.
Na mostra, é possível apreciar presépios de artistas como Selma Sanchez, Lili Brasileiro, Glauber Mary, e com vários materiais, como madeira, cerâmica e papel. Para Lúcia França, coordenadora do Celeiro Espaço Criativo, a mostra é uma oportunidade de aproximar o público dos artesãos. “Como trabalhamos com inclusão, tivemos a ideia de dar oportunidade aos artistas que não tinham como expor seus trabalhos, além disso, queremos que as pessoas tenham acesso a esse tipo de arte, que nem sempre está disponível no mercado”, explicou.
Cidades Criativas – João Pessoa entrou na Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco em outubro de 2017, como primeira capital brasileira reconhecida pela riqueza do artesanato e cultura popular. A entrada vem promovendo o compartilhamento de experiências com outras cidades participantes. São 180 cidades de 72 países das quais oito são brasileiras: Belém, Florianópolis e Paraty na área da gastronomia; Brasília e Curitiba no design, Salvador na Música, Santos no cinema e João Pessoa no artesanato.