Durante programa semanal de Rádio, o prefeito da cidade de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), adiantou para a população da cidade algumas informações preliminares e critérios sobre as inscrições, e de quem pode ter direito a adquirir uma das 300 casas populares, que serão construídas em Guarabira, através do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Governo Federal.
Segundo o gestor, os critérios não são da Prefeitura e sim do Minha Casa, Minha Vida. Onde a renda familiar do interessado ou interessada deva alcançar até R$ 1.600,00 e esteja a pessoa com o NIS – Número de Inscrição Social atualizado. Os contemplados vão pagar, apenas, R$ 80,00 mensais a instituição bancária financiadora, ou seja, a Caixa Econômica Federal.
Ele adiantou que um percentual das moradias será destinado para pessoas com deficiência física, onde a casa será adaptada de acordo com a necessidade das mesmas. Observando que, se as inscrições ultrapassarem o número da porcentagem estabelecida, a regra da escolha passará a ser através de um sorteio. Ainda terão direito a inscrição, mães que tenham filhos nascidos com microcefalia, e também é uma prioridade, famílias que estejam morando em situação de riscos, como casa de taipa, beira de rios, barreiras, encostas, etc.
O gestor explicou, anteriormente, que uma empresa credenciada adquire o terreno, elabora os projetos e envia para a Caixa Econômica Federal, para que o mesmo seja avaliado pela referida instituição bancária e autarquia da União. E, após prontas, as casas serão entregues, pela empresa responsável, com água encanada, luz elétrica, rede de esgotos, pavimentação das ruas, etc. Ele ainda ressaltou que todo material de construção e mão de obra, que irão ser utilizadas na construção do residencial popular serão, exclusivamente, de Guarabira.
As unidades habitacionais serão construídas em 5 etapas de 300 casas, cada. Os recursos para a construção da primeira etapa de 300 unidades foram liberados na última segunda-feira (6/11), pelo Ministério das Cidades, sendo publicado no Diário Oficial da União.
Da redação com assssoria