Pressione ESC para fechar

- PUBLICIDADE -


Prefeito Leonardo Barbalho inaugura Praça de Gastronomia e artesanato em Pitimbu e assina cessão de uso dos boxes para comerciantes

- PUBLICIDADE -

O prefeito Leonardo Barbalho (PDT) inaugurou nesta sexta-feira (21) o novo complexo turístico na cidade nomeado de “Porto dos Franceses”, com ampla Praça de alimentação, lojinhas para gastronomia e artesanato local. Na ocasião, ao lado do deputado estadual Branco Mendes e do presidente da Associação Turística e Cultural de Pitimbu, Eduardo José da Silva Cunha, conhecido como Dudu do Açai, o prefeito também assinou a cessão de uso para os comerciantes utilizarem o novo espaço.

A obra faz parte do processo de melhoria da infraestrutura visando proporcionar mais conforto e atrair mais turistas para o município.

A nova Praça conta com 8 lojas para comercialização de artesanatos que foram selecionados por tipologia, para que o turista possa comprar peças feitas com  a quenga de coco, com a fibra da palha do coqueiro, com as escamas de peixe, com as conchas de mariscos, macramê, fuxicos, crochê e outros trabalhos manuais. Além disso, a Praça contará com 13 quiosques de alimentação, onde serão comercializados lanches e petiscos, com o melhor da gastronomia local, totalizando assim, 21 quiosques.

Para o deputado Branco Mendes, Leonardo Barbalho realizou a melhor gestão de todos os tempos em Pitimbu. “Com muita alegria, estivemos na cidade de Pitimbu para prestigiar a inauguração da nova praça de alimentação Porto dos Franceses, mais uma obra da Prefeitura Municipal que visa alavancar o turismo e o desenvolvimento do município. O prefeito Leonardo Barbalho está de parabéns por estar sempre buscando melhorias e benefícios para a população de Pitimbu, e com certeza fez a melhor gestão de todos os tempos na cidade”, disse Branco.

Ao lado da primeira-dama Guiga Azevêdo, o prefeito fez questão de enfatizar que o local é o marco zero do município, onde consta letreiro com os nomes das Praias e das duas Colônias de Pescadores locais; a Z4 – Pitimbu e a Z10 – Acaú. A praça também conta com as pequenas jangadas chamadas de Caícos, as mesmas são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na categoria de Paisagem Cultural Brasileira. Além disso, o piso da nova Praça apresenta em mosaico, a Rosa dos Ventos e o Planisfério, que definem o Marco Zero do Município.

“É desta forma que quero ser lembrado em nossa cidade, como aquele que se atentou, escutou e principalmente atendeu as necessidades daqueles que precisam. Agradeço a confiança depositada em mim e garanto, há muito mais por vir. Pitimbu continuará avançando e se desenvolvendo”, afirmou Léo Barbalho.

Dudu do Açaí que além de ser presidente da Associação Turística e Cultural de Pitimbu, é representante dos barraqueiros. Destacou que a praça vai alavancar o turismo.

“A praça ficou ótima e vai dar oportunidade para nossos artesãos que trabalham com fibra, macramé, escama, renda crochê e etc. Os comerciantes que vão trabalhar na praça de alimentação estão com protetor para colocar em cada uma barraca  que terá  comercialização de tapioca , açaí, cadinho, crepe, salgados, dentre outros alimentos. Para nós, isso vai alavanca nosso turismo e alimentar nossa renda. O que eu tenho e só que agradecer a Prefeitura, ao secretário de turismo Chico Pinheiro e ao prefeito Leonardo barbalho pelo belíssimo complexo inaugurado”, disse Dudu.

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -