A Prefeitura Municipal de João Pessoa está promovendo a Semana de Saúde na Escola até a próxima sexta-feira (27). A atividade integra o calendário nacional do Programa Saúde na Escola (PSE) e este ano tem dois focos: o enfrentamento à obesidade infantil e a atualização dos cartões de vacinação dos estudantes.
Durante toda a semana, as equipes de saúde da família, responsáveis pela área da escola, realizarão atividades educativas e de promoção à saúde. De acordo com Jane Freitas, responsável técnica municipal pelo PSE, essas atividades já acontecem durante todo o ano nas escolas e nos creis da Capital, mas neste período são potencializadas. “Durante esta semana em especial estimulamos que todas as escolas tenham a saúde como foco e, neste ano, o enfrentamento à obesidade infantil”, afirmou.
Uma das instituições visitadas nessa ação foi o Centro de Referência de Educação Infantil Stelina Nunes de Magalhães, no bairro Ernani Sátiro. “Estamos fazendo a avaliação de crescimento e desenvolvimento das crianças. Quando detectamos déficit de peso ou sobrepeso em alguma, encaminhamos para um nutricionista da rede municipal e também orientamos os pais sobre alimentação saudável”, explicou Josinete Lopes, enfermeira da USF do bairro.
Alimentação saudável – A Creche Stelina Nunes de Magalhães desenvolveu um projeto de alimentação saudável baseado na batata doce, em que as próprias crianças aprendem a fazer as receitas com a ajuda das professoras.
“Procuramos introduzir a batata doce junto com a alimentação oferecida para as crianças da creche. Então fizemos receitas como purê, doce, escondidinho, bolinho e beijinho de batata doce para estimular desde cedo à prática da alimentação saudável”, afirmou Mércia Maria, diretora da unidade de ensino.
Saúde na Escola – Criado em 2007 pelo Governo Federal e instituído em João Pessoa em 2009, o Programa Saúde na Escola surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação com o objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
O programa propõe ações na perspectiva de atenção integral à saúde de crianças e adolescentes dentro das escolas públicas e unidades básicas de saúde. O programa está presente em 87 escolas e 68 creis de João Pessoa, atendendo um total de 80,5 mil estudantes.
A iniciativa pretende atualizar o calendário de vacinas das crianças e adolescentes; detectar precocemente problemas de hipertensão arterial; realizar avaliações oftalmológicas, nutricionais e em saúde bucal; ações de segurança alimentar e promoção para a uma alimentação saudável; promoção de atividades físicas; educação sexual; prevenção ao uso de álcool, cigarro e outras drogas; promoção de cultura, paz e prevenção de violência.
Secom