Pressione ESC para fechar

- PUBLICIDADE -


Plenário vai analisar projeto de lei de Raimundo Lira sobre segurança pública

- PUBLICIDADE -

A primeira sessão deliberativa de Plenário após o Carnaval será na terça-feira (20), quando os senadores vão analisar uma pauta com cinco itens. Projetos relativos à segurança pública continuam a dominar a ordem do dia, entre eles está o PLS 469/2015, do senador Raimundo Lira (PMDB).

De acordo texto, o Projeto de Lei do Senado agrava a pena para crimes cometidos próximos a residências ou escolas, em situação de tocaia. Nos casos de homicídio, sequestro e cárcere privado, o projeto sugere que essas circunstâncias caracterizem a hipótese de crime qualificado. Se a ação resultar em lesão corporal grave ou seguida de morte, o delito aumentaria a pena do agressor.

O PLS insere uma mudança no Código Penal, como acontece também com outra proposição que vai ser votada no mesmo dia, o PLC 140/2017, do deputado Rubinelli (PT-SP), que extingue o atenuante de pena para jovens entre 18 e 21 anos. O projeto determina que as regras de atenuante genérica e de contagem do prazo prescricional pela metade deverão ser retiradas da lei, não mais beneficiando os jovens que cometeram crimes já na maioridade.

Os senadores ainda pretendem alterar a Constituição com PEC 118/2011, que tem por objetivo proibir o contingenciamento de recursos destinados ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Criado em 2001, o fundo é formado por dotações orçamentárias, doações e subvenções de entidades públicas ou privadas.

Todas as pautas serão votadas na terça-feira.

 

Redação Bastidores da Política

 

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -