Pressione ESC para fechar

- PUBLICIDADE -


Paraíba iniciará vacinação de crianças de 5 a 11 anos na segunda quinzena de janeiro; casos de H3N2 devem aumentar

- PUBLICIDADE -

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, confirmou nesta quinta-feira (30) que o Estado deve iniciar a vacinação de crianças contra a Covid-19 na segunda quinzena de janeiro, logo após receber um lote de doses da vacina da Pfizer pelo Ministério da Saúde. Ele ressaltou a importância da vacinação desta faixa etária, que já teve mais de 300 mortes pela doença no país.

“Ontem estivemos reunidos com todos os secretários municipais e ficou deliberado que a partir do momento que recebermos as vacinas imediatamente estarão sendo aplicadas nas crianças de 5 a 11 anos. Os pais e mães devem ficar alertas e as vacinas devem chegar na segunda quinzena de janeiro. Essa historia de casos leves em crianças não procede, já morreram 301 crianças no Brasil nessa faixa etária por Covid-19”, disse à Tv Cabo Branco.

Medeiros confirmou que a Paraíba não exigirá prescrição médica para a vacinação: “é uma deliberação do governo federal que a Paraíba não adotará”.

“A vacina é a da Pfizer, comprovadamente segura e eficácia nessa faixa etária. As agências regulatórias do Canadá, Estados Unidos e Europa, a Anvisa aprovaram, não há porque dificultar a vacinação de criança neste momento”, continuou.

H3N2

Em meio à uma epidemia do vírus da gripe H3N2, a Paraíba deve iniciar a vacinação contra a variante darwin no fim de março. Até lá, o Estado deve conviver com o vírus, disse o secretário.

“A Paraíba está na vigência de uma epidemia de H3N2. Essa variante darwin está disseminada no nosso Estado. muitos casos nas upas e a tendência é que no mês de janeiro e fevereiro tenhamos um aumento de casos”, finalizou.

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -