O Governo do Ceará anunciou, na última sexta-feira, 5, um auxílio de R$ 1.000 para trabalhadores de restaurantes, bares e outros estabelecimentos de alimentação que estão desempregados, entre uma série de outras medidas para o setor. Segundo o governador Camilo Santana (PT), os pagamentos serão feitos em duas parcelas de R$ 500.
Entre as categorias que serão beneficiadas estão garçons, cozinheiros, auxiliares de cozinha, gerentes, recepcionistas e outros, que deverão fazer um cadastro – ainda a ser explicado pelo governo.
De acordo com Camilo, “todas as ações foram construídas após muito diálogo com representantes do setor, que foi um dos mais atingidos durante essa pandemia”.
O governo também prometeu que fará parcelamento dos débitos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos estabelecimentos em 60 vezes, numa duração de 5 anos.
Outras medidas são a “isenção de IPVA 2021 para veículos registrados em nome de empresas do setor, ou até um carro de profissional autônomo ou microempreendedor individual que atue no segmento”; e “isenção da conta de água de todos os estabelecimentos do setor dos meses de março, abril e maio. E todos os débitos de água durante a pandemia (março de 2020 até fevereiro/2021) serão isentados, além de ficarem isentos também da tarifa de contingência”.
Brasil 247