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OPINIANDO: Na reta final da campanha, reviravoltas podem acontecer; entenda

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A reta final da campanha para governador na Paraíba chegou com algumas expectativas de última hora. Uma delas é sobre a composição do quadro de disputa do segundo turno nas eleições.

As pesquisas de intenção de voto, tão diversas entre si, acabaram divergindo em muitos pontos e gerando incertezas. As últimas, porém, convergiram em que João Azevedo estaria na frente e que o senador José Maranhão perdeu fôlego e estaria disputando a segunda posição com Lucélio Cartaxo.

Não falta muito e os esquemas partidários e coligações certamente farão de tudo para consolidar ou alterar posições, conforme a necessidade, nestas últimas horas. Todavia, talvez não seja fora de tom se afirmar que o movimento da reta final de campanha parece favorecer o candidato Cartaxo.

Essa perspectiva pode ser assentada em três bases: todas as pesquisas, mesmo tão diferentes, também convergiram em que os índices de Lucélio Cartaxo são crescentes nas últimas semanas, duas dessas pesquisas (Bigdata e Veritás) já registraram sua presença na frente de José Maranhão e teve ainda o debate das TVs Cabo Branco e Paraíba, no qual, o candidato do PV se mostrou com melhor desenvoltura do que os outros candidatos.

São fatos que parecem formar uma onda e, como se sabe no marketing eleitoral, os movimentos de última hora tendem a se consolidar nas urnas. Assim, o debate e essas duas pesquisas podem influenciar indecisos e definir o quadro da disputa na Paraíba.

Vale registrar ainda que o movimento de ondas é comum em retas finais de campanhas eleitorais na Paraíba. E ondas que, geralmente, trazem surpresas. Foram movimentos em retas finais de campanhas que elegeram Ronaldo Cunha Lima, Antônio Mariz e duas vezes Ricardo Coutinho, que estavam em desvantagens nas pesquisas e acabaram vitoriosos nas urnas.

 

Felipe Miranda

Especialista em Marketing Político 

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