Mais uma vez o Marketing Político Digital tinha tudo pra ser protagonista neste pleito, mas o que se viu foi decepção, novamente. Apesar da força das mídias sociais, muitos candidatos ainda não abraçaram a causa. Eles realmente ainda não acreditam nessa forma de “vender seu peixe”. Uns fazem de forma supérflua, por achar que deve ter, mas não tomam como prioridade, como realmente deveria ser.
Isso se deve a falta de profissionais qualificados no mercado? Não, não mesmo. O que falta são os candidatos desapegarem da velha forma de fazer política de que irá conquistar votos (apenas) com santinhos e adesivos. Pra se ter noção, até mesmo o número de sites de candidatos nestas eleições foi o menor nos últimos 8 anos, sem falar que, mesmo diante de tantas plataformas como o facebook, twitter e instagram(a mais completa), os que utilizaram ainda não souberam (ou quiseram) usá-la da forma correta. E tenho certeza que os profissionais que se engajaram em algumas dessas campanhas moveram céus e terras para aplicar as técnicas e por em prática o que realmente venderiam seus candidatos, mas como mesmo já senti na pele, eles sabem tudo sobre como fazer ($$) política.
Sei que a campanha encurtou, que são poucos dias, mas as mídias sociais estão aí justamente pra isso, pra aproximar, ter um contato direto, humanizado com seu eleitor e não apenas para publicar registros de quantas pessoas tem em seu evento. O eleitor quer mais, está mais exigente, precisa sentir firmeza, aquela coisa do olho no olho, mesmo que virtual, para que se sinta convencido e isso se converta em votos. O que vi nessa campanha foi muito glamour em algumas produções mas pouca preocupação com o que realmente importa: passar sentimento ao povo.
E pra não me alongar mais, espero que nas próximas eleições, que são bem próximas mesmo, esse ainda “bebê” chamado Marketing Político Digital tenha criado dentes para mostrar a força que realmente tem de abocanhar um projeto e vencer. Torço também para que os candidatos reajam a tudo isso, sejam visionários, reconheçam que é um caminho sem volta e que se antecipem, não faltando 30 dias para começar a campanha, mas com uma construção de imagem com autoridade sólida, pois quem se prepara com certeza vence, em tudo na vida.
GD Mendonça – Jornalista, Especialista em Marketing Digital e Comentarista Político