Hoje inicia-se o período de convenções e, a partir de agora, a contagem é regressiva para a revelação das chapas e os ansiosos vão pirar.
E claro que a composição de chapa mais esperada com certeza por toda opinião pública, oposição e também todos que acompanham a política paraibana é a do governador João Azevêdo.
Em face disso, tenho visto as análises de alguns colegas analistas políticos e dentre as que vi, ainda, nenhuma bateu com a que pensei.
A chapa que acredito que resolveria de vez o problema de João seria composta por Lucas Ribeiro (Progressistas) como vice e o ex-senador Raimundo Lira (Republicanos) disputando mais uma vez uma vaga ao Senado.
Por que acho que essa seria A CHAPA? Vou responder.
João teria o vice que o Progressistas quer e o Republicanos colocaria um candidato ao senado com recall, além do bom poder aquisitivo e político. E o melhor, que não ‘rifaria’ nomes do partido nas disputas proporcionais.
Raimundo Lira tem serviço prestado à Paraíba por dois mandatos no Senado e caso não viesse a eleger-se, não causaria prejuízos futuros, principalmente ao seu partido.
Não vejo chapa mais viável para resolver esse imbróglio entre Progressistas e Republicanos. Creio que com essa chapa ninguém sairia magoado e João conseguiria finalmente ter a tão sonhada unidade em sua base.
O problema seria só o que o Republicanos faria em relação a Efraim. Porém, provaria por fim a tão falada lealdade ao governador que tanto discursam, e que o projeto realmente é por uma Paraíba melhor e mais unida.
O jogo começou. Vamos acompanhar.
GD Mendonça – Analista Político – Bastidores da Política PB