A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) iniciou nesta sexta-feira (1) as obras da adutora emergencial Guarabira – Pirpirituba, que irá sanar o problema de abastecimento de água em sete municípios do Brejo paraibano: Pirpirituba, Duas Estradas, Sertãozinho, Serra da Raiz, Lagoa de Dentro, Jacaraú e Caiçara.
As cidades, que estão com o abastecimento suspenso por causa do baixo nível dos mananciais, receberão a obra em até seis meses.
O deputado Tião Gomes esteve presente em Pirpirituba para acompanhar o lançamento da obra com 14 km de extensão e orçada em R$ 10 milhões, com o ato de implantação dos primeiros tubos da adutora.
A água será captada de duas barragens: a de Araçagi e a de Cuitegi, que convergem para o reservatório R-2 e de lá serão distribuídas para as cidades. De acordo com o diretor de Expansão da Cagepa, Ricardo Moisés, a companhia vai atuar em regime de força-tarefa para cumprir o cronograma acertado.
Para o deputado estadual Tião Gomes (Avante), essa é a maior obra hídrica do Baixo Brejo.
“Nesse momento em que o Brejo enfrenta uma grave crise hídrica, essa obra importante vai beneficiar os municípios de Pirpirituba, Sertãozinho, Duas Estradas, Serra da Raiz, Lagoa de Dentro, Jacaraú e Caiçara. Nossos agradecimentos ao governador João Azevêdo e ao presidente da Cagepa Marcus Vinicius por atenderem essa demanda urgente do nosso povo”, destacou Tião.
Ainda de acordo com o deputado Tião Gomes, o próximo passo da Cagepa será atender o Alto Brejo com o projeto já autorizado da adutora que irá ligar Campina Grande até a barragem de Barra de Camará, quando serão beneficiadas as cidades de Esperança, Remígio. Arara, Casserengue, Solânea, Bananeiras, dentre outras da região.
Também estiveram presentes o secretário chefe de Governo Roberto Paulino, deputados Raniery Paulino, Ricardo Barbosa e João Gonçalves, além de prefeitos, vereadores e lideranças da região.