Com a chegada de novas vacinas e o avanço das pesquisas com os imunizantes em outros países, o Ministério da Saúde definiu que a vacina da Pfizer poderá ser usada na imunização de pessoas de 12 a 18 anos que tenham problemas neurológicos.
O secretário municipal de Saúde, Fábio Rocha, destacou que a vacinação continuará nos grupos que 50+ podendo chegar a 48+, além de gestantes, lactantes e puérperas com ou sem comorbidades. “Temos planejamento ainda de atingir uma população muito vulnerável que é a de pessoas de 12 a 18 anos com doença neurológica, que geralmente estão acamados. A orientação é do Ministério da Saúde da Anvisa. Assim que chegar vacina vamos disponibilizar”, disse em entrevista a uma emissora de TV da Capital.
Rocha citou que entrarão nesse grupo, por exemplo, adolescentes com microcefalia. “É um grupo muito prioritário porque entra em contato com cuidadores, enfermeiros e os próprios pais e uma doença nesse grupo seria uma tragédia. É uma questão puramente médica”, alegou.
Já a respeito da vacina da Janssen, que é dose única, o secretário explicou que, dependendo da quantidade de vacina que chegar, ela poderá contemplar o público abaixo de 50 anos, pois a autorização da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades é para as vacinas da Pfizer.
Paraíba.com