O presidente Bolsonaro disse nesta 5ª feira (07) que assinou um decreto incluindo o setor da construção civil como atividade essencial durante a pandemia da covid-19. Segundo ele, o decreto deve ser publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias.
Com isso, as atividades do setor podem seguir funcionando durante a quarentena. De acordo com o presidente, nos próximos dias outras atividades devem ser decretadas como essenciais.
A declaração foi dada logo depois de reunião de Bolsonaro, outros ministros e representantes do setor industrial com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, para discutir o isolamento social e a volta da atividade econômica.
De acordo com o presidente-executivo do Instituto Aço Brasil e coordenador da Coalizão Indústria, Marco Polo de Mello Lopes, no mês de abril deste ano houve queda de 50% de venda das indústrias em relação ao mês de março. E 60% do setor está ocioso, ou seja, paralisado.
“O setor automotivo está com 26 fábricas paradas, 5.200 concessionárias fechadas. Indústrias de máquinas e equipamentos estão com 47 empresas fechadas. E 12 indústrias siderúrgicas estão paralisadas. Abril é o pior mês de vendas desde 1995. A indústria está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, falou.
As declarações foram dadas logo depois de reunião de Bolsonaro, outros ministros e representantes do setor industrial com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, para discutir o isolamento social e a volta da atividade econômica.
Poder 360