O câncer de próstata mata um homem a cada 34 minutos no Brasil. 90% dos tumores são curados, se forem diagnosticados precocemente. Os números são alarmantes, e a resistência dos homens em realizar o exame de prevenção, é preocupante.
Para alertar a população masculina santarritense sobre a necessidade dos cuidados com a saúde, a Câmara Municipal de Santa Rita aderiu à campanha do Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar os homens da importância do diagnóstico precoce para o tratamento e cura do câncer de próstata. Neste ano, a campanha também aborda a saúde dos homens de uma forma geral.
Principais causas
O câncer de próstata é mais comum surgir após os 50 anos. Quando um indivíduo tem pai ou irmão que foi diagnosticado antes dos 60 anos, o risco de ter o problema é de três a dez vezes maior. Os principais agravantes para o surgimento do câncer são: obesidade; consumo excessivo de bebidas alcoólicas; sedentarismo; tabagismo; má alimentação e uso de anabolizantes.
Sintomas
Geralmente, o câncer de próstata demora a apresentar sinais e, quando aparecem, geralmente o tumor já está em fase avançada, o que reduz a chance de sucesso do tratamento, por isso a importância do diagnóstico precoce da doença. Os principais sintomas do câncer de próstata são: dificuldade para urinar; necessidade de urinar mais vezes durante o dia e/ou à noite; Diminuição do jato de urina; Dor ou ardor ao urinar; presença de sangue na urina ou no sêmen e dor ao ejacular.