Em nota de pesar, o Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em João Pessoa lamenta a morte da ex-deputada federal Lúcia Braga e relembra a trajetória política da primeira mulher paraibana a ser eleita para a Câmara dos Deputados e sua disputa a prefeita da capital paraibana, em 1996, quando o PCdoB fez parte da chapa do PDT, com o ex-depurado estadual Simão Almeida como candidato a vice-prefeito.
Leia a nota
O Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em João Pessoa vem a público lamentar o falecimento, aos 85 anos, da ex-deputada federal Lúcia Braga, ocorrido no final da tarde desta sexta-feira (8), na capital paraibana.
Assistente Social por formação, Lúcia Braga, que atuou por décadas no cenário político da Paraíba, estava internada há mais de uma semana no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, apresentando um quadro de pneumonia e infecção urinária.
Casada com Wilson Braga, ex-governador da Paraíba, e chamada por seus eleitores e admiradores de “Mãe dos Pobres” por sua atuação na assistência social, Lúcia Braga foi a primeira mulher paraibana eleita deputada federal, participando da Assembleia Nacional Constituinte de 1988. Foi reeleita por outras duas vezes: em 1991 e em 2003.
Em 1994 disputou o governo da Paraíba e não logrou êxito, o mesmo ocorrendo na disputa a prefeita da capital em 1996, quando Simão Almeida, do PCdoB, era o seu candidato a vice-prefeito. Foi também impedida de disputar a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) numa oportunidade anterior, tendo sua candidatura impugnada. Em 1998, foi eleita deputada estadual.
Diretório Municipal do PCdoB-JP.