O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Paraíba, emitiu uma nota pública direcionada “ao povo Paraibano”.
Em nota, o PCdoB Paraíba avalia os impactos sofridos pelo país diante a crise mundial da COVID-19 e a gestão do governo Bolsonaro diante a crise.
“O Brasil precisa, urgentemente, de ações capazes de impedir que Bolsonaro promova o caos. É indispensável ampla união para salvaguardar a democracia e abrir caminhos para o país vencer a pandemia do coronavírus e a crise econômica” diz a nota.
LEIA NOTA COMPLETA:
Paraibanos,
O Comitê Estadual do PCdoB-PB reunido nesta data, em sala virtual, avaliou os impactos da pandemia do Covid-19, considerando o cenário mundial de crise prolongada do sistema capitalista e assim como a realidade brasileira agravada com as ameaças à democracia e a caótica gestão do governo Bolsonaro.
Além da intranquilidade trazida pela proliferação do vírus, que avança em todo o país, o Brasil encontra-se sem rumo. As ações do presidente da república, tentando impor aos brasileiros suas ideias estapafúrdias e seu autoritarismo, só aprofundam o quadro de crises (política, econômica e sanitária, além de ataques às instituições democráticas), levando confusão à população e insegurança no combate à pandemia. A forma conduz a questão do Covid-19 é irresponsável, criminosa, daí ser acusado de genocida. Sua condução política mal esconde suas intenções de semear o ódio, e atacar o estado democrático de direito.
No contraponto deste desastre, a atuação do Consórcio do Nordeste, e da maioria dos governadores e prefeitos tem procurado responder à crise sanitária com medidas corretas, indicadas pelas autoridades da saúde, em especial a Organização Mundial de Saúde.
Ressaltam neste cenário a condução positiva do governador João Azevedo, do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo e muitos outros prefeitos paraibanos. Por outro lado, merecem repúdio as atitudes e insinuações do prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues que estimulam e acobertam ações que colocam em risco a saúde da população e humilham os trabalhadores e todo povo de Campina Grande.
Para o PCdoB, é imperativo que avancemos na construção de uma ampla frente política e social em defesa da vida, do emprego e da democracia. Nela se somam governadores, prefeitos, partidos políticos, personalidades de diversos segmentos e organizações da sociedade e autoridades de poderes da República atacados pelo bolsonarismo,
“O Brasil precisa, urgentemente, de ações capazes de impedir que Bolsonaro promova o caos. É indispensável ampla união para salvaguardar a democracia e abrir caminhos para o país vencer a pandemia do coronavírus e a crise econômica.” (Resolução da Comissão Executiva Nacional)
Assim, O PCdoB dirige-se ao povo paraibano e a todas forças políticas democráticas, conclamando à união em defesa da vida, do emprego e da democracia, ao mesmo tempo em que convoca toda sua militância para intensificar a ação política junto com o povo paraibano, tendo como metas:
– buscar a união de diferentes segmentos sociais em torno do combate à pandemia nos termos orientados pela OMS e renomadas autoridades sanitárias;
– intensificar as ações de solidariedade às pessoas mais atingidas pelos efeitos da pandemia;
– defender a expansão do auxílio emergencial até dezembro próximo, garantindo seu pagamento com regularidade;
– defender junto ao congresso nacional a adoção de programa nacional de financiamento público para as micro, pequenas e empresas nacionais, com juro zero e carência de dois anos, como forma de reerguer a economia do país;
– denunciar sem trégua os atos do governo Bolsonaro que agravam a crise sanitária, atacam a democracia e subserviênvia ao império norte americano.
João Pessoa, 16 de maio de 2020
O Comitê Estadual do PCdoB – PB