Grupos de direita e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizam, neste 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, manifestações na Paraíba, engrossando uma série de atos que devem ocorrer em todo o Brasil em apoio e contra o presidente Jair Bolsonaro. No estado, os atos estão previstos para ocorrer em João Pessoa e em Campina Grande.
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado Cabo Gilberto Silva disse que as manifestações alinhadas a Bolsonaro serão pacíficas e terão como objetivo ‘defender a liberdade do povo’ em meio a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que, segundo ele, são inconstitucionais.
“Essa manifestação será gigante. Estamos convidando a todos para participar do evento, no Busto de Tamandaré, pois a liberdade não depende de A ou de B, todos nós merecemos e temos direito a essa liberdade que está sendo tolhida”, avaliou.
Pautas
Para os aliados de Bolsonaro, algumas medidas do STF, como inquéritos tocados sem a participação do Ministério Público para investigar supostos ataques à democracia, a determinação de prisão e restrições contra parlamentares e blogueiros alinhados a Bolsonaro, são medidas inconstitucionais. Por isso, segundo eles, o movimento também pedirá ‘respeito à liberdade de expressão’.
Eles acreditam que o Supremo tem extrapolado ‘as quatro linhas da Constituição’, agindo fora de suas prerrogativas.
Em João Pessoa, a manifestação a favor de Bolsonaro deve ocorrer no Busto de Tamandaré, enquanto que em Campina Grande, na Avenida Brasília, às 15 horas. Além disso, religiosos convocaram orações e jejum pela nação e pela estabilidade do Governo, também neste dia.
Gilberto Silva não participa dos atos em João Pessoa, mas em São Paulo, onde ocorrerá as concentrações maiores, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. “Precisamos lutar pela independência, pela liberdade, para que o país siga melhorando a economia, melhorando os indicadores e o povo sinta na pele a verdadeira mudança”, afirmou.
Outros líderes conservadores, a exemplo dos vereadores Carlão (Patriota) e Eliza Virgínia (PP) e dos deputados Moacir Rodrigues (PSL) e Wallber Virgolino (Patriota) devem participar das manifestações.
Atos contra Bolsonaro
O 7 de setembro também contará com manifestações contrárias ao presidente Jair Bolsonaro, de partidos e movimentos ligados ao ex-presidente Lula (PT). Em João Pessoa o ato acontecerá no período da manhã e a concentração será na Praça das Muriçocas, no bairro do Miramar.
Lideranças nacionais de esquerda também fazem convocações para o movimento, a exemplo da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. O ex-presidente Lula, apesar de apoiar os atos, não estará presente nas manifestações.
Pautas da esquerda
Na Paraíba, os atos devem contar com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de partidos políticos.
“Vamos todas/os defender a democracia, defender nossos direitos e exigir o Fora Bolsonaro”, disse Tárcio Teixeira, o presidente estadual do PSOL. “Vamos reivindicar vacina no braço e comida no prato”, dizem lideranças de esquerda.
Polêmica PB