De maio a julho deste ano, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) registrou, em todo o Estado, o furto de 34 tampões de poços de visita (PV) – instalações popularmente conhecidas como “bueiros”, que dão acesso às redes de esgotos. Além de prejudicar o trânsito e causar risco de acidentes para motoristas e pedestres, o crime gerou um prejuízo de quase R$ 13 mil à companhia, neste período.
De acordo com o diretor de Operação e Manutenção da Cagepa, Thiago Pessoa, por serem feitas de ferro fundido, os criminosos furtam as peças para negociá-las em ferros-velhos. “A companhia não tem como reparar todos os PVs instantaneamente e, entre o furto e o conserto, o buraco fica exposto e gerando riscos de acidentes para motoristas, pedestres e, principalmente, motociclistas. A população pode ajudar denunciando tanto os pontos sem tampa como também se tiver pistas do criminoso ou de quem está receptando essas peças”, afirmou.
As pessoas que praticam esse tipo de crime podem ser penalizadas por furto e cumprir pena de um a quatro anos de reclusão, caso seja considerado como “simples”, e de dois a oito anos de prisão, caso seja “qualificado”, de acordo com o Código Penal.
Para denunciar, os moradores podem entrar em contato pelo teleatendimento 115, pelas redes sociais da companhia ou pelo aplicativo Cagepa.