Profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) receberam, da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), um diploma de honra ao mérito pelo trabalho desenvolvido na Atenção Básica da Capital. A homenagem foi uma propositura do vereador Marmuthe Cavalcanti e aconteceu na tarde desta quarta-feira (4) durante sessão solene no plenário do anexo da CMJP.
De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, os profissionais do NASF prestam assistência às equipes de saúde da família dentro de suas especialidades. “A homenagem é o reconhecimento do trabalho e dedicação de toda a equipe, que é altamente engajada para dar cada vez mais resolutividade à Atenção Básica”, afirmou.
Durante a sessão, a educadora física Susana Farias, fez uma breve apresentação das atividades executadas pelos profissionais do NASF. “Buscamos fazer uma atenção básica que dê respostas às necessidades dos usuários de forma resolutiva. Por isso, saímos daqui hoje com o sentimento de gratidão pelo reconhecimento do nosso trabalho”, disse.
Para o vereador Marmuthe Cavalcanti, o trabalho desenvolvido pelo NASF é de grande contribuição para a comunidade. “É um trabalho que deveria ser reconhecido por todos os poderes, pois não é a apenas um trabalho, é um sacerdócio. Portanto, é uma homenagem muito justa, oportuna e bastante merecida”, afirmou o vereador.
Também compareceram à sessão solene, o presidente da CMJP, Marcos Vinícius; o vereador Léo Bezerra; o vereador Marcos Henriques; a gerente de Atenção Básica de João Pessoa, Naédina Gomes; e os diretores dos cinco distritos sanitários do município.
NASF – Criado em 2008, por meio da Portaria n°154 do Ministério da Saúde, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) tem o objetivo de complementar e aperfeiçoar os serviços oferecidos na Atenção Básica. O NASF é formado por equipes multiprofissionais compostas por educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais.
As equipes multiprofissionais atuam de forma integrada com as equipes de saúde da família, mas também com outras equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde. A composição de cada um dos NASF é definida seguindo critérios de prioridade identificados a partir dos dados epidemiológicos e das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas.
Secom