A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), impedida de assumir o ministério do Trabalho por decisão judicial, mantém influência na pasta por meio do ministro interino Helton Yomura, filiado ao mesmo partido da parlamentar. As informações são de reportagem do jornal O Globo.
Yomura se aproximou da parlamentar durante o período em que exerceu cargos da prefeitura do Rio, durante a gestão de Eduardo Paes, entre 2009 e 2016. Logo após a posse, o então prefeito indicou Cristiane para a secretaria de Envelhecimento e Qualidade de Vida.
Advogado, ele chegou a defender a Cristiane em um caso em 2006, numa representação do Ministério Público Eleitoral por campanha eleitoral antecipada. O processo foi arquivado em 2015. Yomura é considerado uma pessoa de confiança pela parlamentar, a quem ela costuma recorrer quando tem dúvidas jurídicas, de acordo com fontes do PTB.
Procurada, a assessoria de imprensa do Ministério do Trabalho informou que Yomura conheceu Cristiane quando era “assessor na secretaria da prefeitura do Rio”, e ela, secretária.
A nota afirma que as indicações do interno para cargos seguem quesitos de “qualidade do trabalho, conhecimentos técnicos, dedicação e competência”.
Diante do impasse judicial sobre a posse da ministra, o presidente Michel Temer decidiu aguardar até a semana que vem para recorrer da decisão que suspendeu a ida de Cristiane para o Ministério do Trabalho. Com Notícias Ao Minuto