Do Jornal da Paraíba
A pouco mais de oito meses da realização das convenções com vistas às eleições de 2018, os partidos políticos reforçam os batalhões para a batalha eleitoral. Os batalhões certamente vão celebrar alianças em torno de seus pré-candidatos ao governo para aumentar a tropa. Na Paraíba, 347.502 eleitores são filiados a partidos em todas as 35 siglas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O contingente corresponde a 11,9% do eleitorado total existente no Estado, que chega a 2.908.064. Para quem pretende concorrer ao pleito do próximo ano, pode filiar até 7 de abril de 2018.
PMDB de Maranhão
Atualmente, a agremiação partidária com maior número de filiados no Estado é o PMDB, com 49. 986, que corresponde a 14,3% das filiações. A legenda é presidida pelo senador José Maranhão, que já colocou o bloco na rua como pré-candidato a governador. “Nós estamos trabalhando em silêncio e aproveitando toda a disponibilidade que temos, para visitar as bases, dialogar com sociedade. Quem é candidato não pode dormir e se dormir tem que ser com um olho fechado e outro aberto”, afirma Maranhão.
PSDB de Romero
O segundo maior partido na Paraíba é o DEM com 35.819 filiados, o equivalente a 10,3% do total. Presidida pelo ex-deputado Ruy Carneiro, o PSDB é a terceira maior legenda com 33.888 (9,7%). Uma das opções do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), ao governo do Estado. “Minha candidatura está à disposição do partido para disputar o governo e mostrar que as conquistas e realizações de nossa gestão podem ser levadas para toda Paraíba”, revela Romero.
PT e PP
No pelotão seguinte, surge o PT, presidido por Jackson Macedo, sendo o quarto maior partido do Estado, com 23.656 (8,2%) filiados. Logo após, vem o PP, com 25.675 (7,3%). O general da legenda é o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), líder do governo na Câmara Federal. Posteriormente, aparece o PTB, com 21.550 (6,2%), legenda comandada pelo ex-senador Wilson Santiago.
PSB de João Azevêdo
Sétima maior legenda partidária, a tropa do PSB está formada com 19.711 (5,6%) filiados. Os socialistas, liderados pelo governado Ricardo Coutinho, praticamente bateram o martelo em torno da postulação do secretário João Azevedo (PSB). “Eu não sou candidato de mim mesmo. O meu nome foi posto por um grupo, por várias pessoas que entendem que esse trabalho, esse projeto e essa forma de administrar a Paraíba desde 2005, lá à frente da Prefeitura de João Pessoa até hoje, fez modificações importantes nessa forma de fazer gestão, e é isso que vai ser colocado em 2018”, enfatiza Azevedo.
PDT de Lígia
O oitavo maior partido paraibano é o PR, presidido pelo deputado Wellington Roberto, com 17.478 (5%) filiados, seguido pelo PDT com 16.432 (4,7%), legenda da vice-governadora Lígia Feliciano, que pode assumir o governo se Ricardo Coutinho for disputar o Senado Federal. O PRB é a décima sigla em filiações, com 11.117 (3,2%).
PSD de Cartaxo
Comandado pelo deputado Rômulo Gouveia, o PSD vem sem seguida em numeração de filiadas, com 9.835 (2,8%). A tropa está unida em torno da pré-candidatura ao governo do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. “Nós vamos dialogar com todas as forças políticas, vamos buscar entendimentos com todos os setores da sociedade e apresentar um programa de governo”, pontua Luciano, acrescentando que representa a renovação.
PSOL de Tárcio
O PSOL também tenta recrutar mais soldados para a batalha eleitoral de 2018 na Paraíba. Com 1.386 (0,39%), o partido colocou o batalhão na rua com a pré-candidatura a governador de Tárcio Teixeira. “Eu me colocando à disposição da população como uma alternativa contra a corrupção e contra a privatização que é característica do atual governo estadual e dos demais candidatos da oposição”, arremata Tárcio.