O governador João Azevêdo participa, nesta terça-feira (7), às 19h, na Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, do lançamento do livro Paraíba na Literatura, que reúne 20 autores de destaque atuantes no Estado e da Agenda 2020 Paraíba: Um Estado de Arte, contendo obras de 12 artistas plásticos, ambos publicados pela Editora A União, integrante da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC).
Paraíba na Literatura reúne perfis de 20 grandes autores com atuação no Estado, escritos por outros 20 escritores de relevo no cenário paraibano. A publicação será disponibilizada pelo Governo do Estado a visitantes que tenham agenda oficial com o governador João Azevêdo, cujo intuito é promover e divulgar a literatura do Estado.
Poetas, romancistas, cronistas e dramaturgos, de várias épocas e estilos, são perfilados no livro. Há escritores clássicos, a exemplo de Augusto dos Anjos, José Américo de Almeida e José Lins do Rego, e contemporâneos, como Bráulio Tavares, Aldo Lopes, Marília Arnaud e a premiada Maria Valéria Rezende, que embora seja paulista, natural de Santos, costuma dizer que nasceu na Paraíba. A obra ainda inclui figuras históricas, dentre as quais Coriolano de Medeiros, idealizador da Academia Paraibana de Letras, e o poeta Jomar Morais Souto, que com Sérgio de Castro Pinto (também presente na obra) integrou a emblemática Geração 59.
O livro ainda inclui o cronista-mor da cidade de João Pessoa, Gonzaga Rodrigues, perfilado pelo poeta e crítico literário Hildeberto Barbosa Filho, além de dois dos maiores nomes da dramaturgia paraibana, Paulo Pontes e Lourdes Ramalho, cujos perfis foram feitos pelo jornalista Martinho Moreira Franco e pelo dramaturgo Tarcísio Pereira, respectivamente.
A agenda 2020 de A União – Paraíba: Um Estado de Arte, por sua vez, contém biografias de artistas como Alexandre Filho (janeiro), Alice Vinagre (fevereiro), Chico Ferreira (março), Clóvis Júnior (abril), Flavio Tavares (maio), Fred Sevendsen (junho), Gina Dantas (julho), Hermano José (agosto), José Lira (setembro), Maria dos Mares (outubro), Marlene Almeida (novembro) e Miguel dos Santos (dezembro). E também é possível conferir algumas das obras desses artistas que ilustram um domingo de cada mês.
Click PB