*Compromisso com todos os profissionais da área de enfermagem*
O suplente de deputado estadual, Inaldo Andrade (Pros), esteve reunido com o deputado federal Wilson Santiago (PTB) e com representantes do Sindicato dos Auxiliares Técnicos de Enfermagem do Serviço Publico (SATENF) para debater sobre o projeto de Lei 2564/2020, que cria o piso Nacional para os trabalhadores da enfermagem. Na oportunidade, Wilson garantiu aos presentes que vai votar a favor da lei. O projeto foi aprovado pelo Senado na última quarta-feira (24) e agora segue para análise da Câmara dos Deputados.
“Estou abraçando essa causa e fico muito feliz por saber que o deputado está conosco nessa luta por valorização. Não é justo que um país como o nosso pague um salário tão baixo a quem trabalha nas piores condições e exercem uma função tão importante para o país. A fixação do piso salarial para os profissionais de enfermagem e atividades auxiliares é um reparo imprescindível que precisa ser feito agora”, falou Inaldo.
O projeto 2564/2020 inclui o piso salarial na Lei 7.498, de 1986, que regulamenta o exercício da enfermagem, estabelecendo um mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o projeto fixa a seguinte gradação: 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do piso nacional dos enfermeiros para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.
Além do PL, na reunião, que aconteceu nessa segunda-feira (29), também foi tratado de outros temas importantes para a categoria.
Política
Inaldo e Wilson Santiago anunciaram recentemente casadinha para as eleições de 2022. Andrade, que já foi vereador e ex-presidente da Câmara de Bayeux, tem como compromisso brigar por uma saúde de qualidade em Bayeux, João Pessoa e em todo o estado. Ele pretende concorrer novamente a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba. Em 2020, o pré-candidato obteve aproximadamente 7 mil votos.
Da Redação