As pessoas que tomaram a vacina contra covid-19 da marca Janssen, que antes tinha apenas uma dose, precisarão retornar aos postos de vacinação para receber o reforço. Em João Pessoa a expectativa é que a aplicação da dose de reforço comece a ser feita agora no mês de dezembro com o imunizante da mesma marca.
De acordo com Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Saúde de João Pessoa, “a previsão é que no mês de dezembro cheguem essas doses da Janssen. A recomendação é que quem tomou Janssen aguarde para fazer o reforço com Janssen”. Em entrevista ao ClickPB nesta quinta-feira (02), Virgolino reforçou que o “intervalo mínimo vai ser de dois meses entre essas doses”.
Ele explicou ainda que “assim que a gente receber, vai estar informando para o pessoal procurar o local para vacinar”. As pessoas que estarão aptas para receber a segunda dose da Janssen deverão fazer o agendamento através do aplicativo ou do site Vacina João Pessoa, assim que forem disponibilizados os imunizantes.
No fim do mês de novembro o Ministério da Saúde divulgou nota técnica orientando que aqueles que forem imunizados com a vacina da Janssen tomem a dose de reforço no intervalo entre dois a seis meses após a primeira dose. A explicação para a dose de reforço é feita com base em estudos que comprovam o aumento da eficácia da proteção contra a covid-19 com a aplicação de mais de uma dose.
Se a dose de reforço, segundo estudos, for aplicada com um intervalo de seis meses, os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana com a imunização da Janssen.