A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, através da Guarda Municipal, realizou, no auditório do Paço Municipal, uma roda de conversa com os conselheiros tutelares da capital.
De acordo com o secretário Geraldo Amorim, a intenção é dialogar com os conselheiros tutelares para fortalecer as políticas de segurança urbana com relação a crianças e adolescentes. “A missão da nossa Secretaria é agir de maneira preventiva, com vista a minimizar os índices de violência e implantar uma cultura de paz”, destacou.
O comandante da Guarda Civil Municipal, José Severino de Figueiredo, reforça que o agente municipal é um representante de segurança, como partícipe da formação do caráter do cidadão. Isso acaba refletindo na segurança pública. “Estamos nos dispondo a trabalhar em conjunto com o Conselho Tutelar. É dever da Guarda assumir a postura de estar próxima da comunidade”, completou.
Conselho Tutelar – O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Os conselheiros são eleitos pela escolha direta da população, amparada por lei, para um mandato de 4 anos. Em João Pessoa existem sete Conselhos Tutelares, subdivididos por regiões: Norte, Sul, Sudeste, Mangabeira, Praia, Valentina e Cristo, que devem funcionar diuturnamente a serviço da população, para atender qualquer tipo de violação dos direitos da criança e do adolescente.
Fonte: Secom JP