Pressione ESC para fechar

- PUBLICIDADE -


Governador Ricardo Coutinho comemora dados da redução dos números de assassinato na PB

- PUBLICIDADE -

O governador Ricardo Coutinho (PSB) reuniu a imprensa nesta terça-feira (9) para apresentar os números da segurança pública de 2017 e um balanço dos últimos sete anos. Dados divulgados pela Secretaria de Segurança e Defesa Social, durante evento no Palácio Redenção, em João Pessoa, apontam uma redução pelo sexto ano consecutivo no número de assassinatos na Paraíba.

De acordo com o Anuário da Segurança Pública, esse ano foram registrados 1.284 assassinatos no estado, o que representa uma redução de 2,87% em relação ao ano passado.

Os números dão à Paraíba a segunda menor taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Nordeste. O levantamento também revelou que o estado registrou a menor taxa de latrocínios na região.

O governador Ricardo Coutinho comentou os números. “O resultado é fruto de investimentos na Segurança como um todo, não apenas na contratação de policiais”.

Críticas da oposição

Na ocasião, provocado sobre as críticas, o socialista cobrou mais ação dos adversários e pediu humildade ao prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), para reconhecer os avanços na segurança pública do estado.

“O prefeito da Capital podia pelo menos iluminar as ruas, podia ocupar as praças para proporcionar uma qualidade de vida melhor à população (…) Podia botar a guarda municipal para estar na frente das escolas municipais, mas passa longe disso”, disse o governador.

Dados da segurança

De acordo com os dados apresentados por Ricardo, desde que assumiu o governo, em 2011, a taxa de crimes violentos letais intencionais (CVLI) no estado apresentou uma queda de 28%. A redução acontece pelo sexto ano consecutivo e é a maior redução percentual acumulada do Norte-Nordeste nesta década.

Confira as principais informações apresentadas sobre a segurança no estado:

  • Redução de CVLI pelo 6º ano consecutivo, processo mais duradouro do país na década atual na redução da violência;
  • Redução acumulada de 28% na taxa de CVLI, com maior redução percentual acumulada do Norte-Nordeste nesta década;
  • 2ª menor taxa de CVLI no Nordeste. A Paraíba caiu 10 posições no ranking dos estados mais violentos em 6 anos;
  • Redução acumulada de 55% na taxa de CVLI em João Pessoa, que teve em 2017 tem a menor taxa de CVLI entre as capitais do Nordeste;
  • 21 mil armas de fogo apreendidas em 7 anos, média diária de 9,5 armas em 2017;
  • 3º estado com maior taxa de apreensões de arma de fogo do pais crimes violentos letais intencionais;

 

Erika Emília Bernardino

Bastidores da Política PB

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -