Pressione ESC para fechar

- PUBLICIDADE -


Ex-superintendente da Sudene recebe Medalha Cidade de João Pessoa

- PUBLICIDADE -

Em uma sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira, 15, o empresário, advogado e ex-titular da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) Evaldo Cavalcanti da Cruz Neto recebeu a Medalha Cidade de João Pessoa. O autor do projeto que concedeu a distinção foi o vereador Carlão (PL) que presidiu a sessão tendo a presença dos vereadores Thiago Lucena (PRTB) e Milanez Neto (PV). O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), cunhado do homenageado, também compôs a mesa dos trabalhos.

Coube a Vânia Teixeira, mãe, e a Marcela Cunha Lima, esposa, conduzirem Evaldo ao plenário para o recebimento da homenagem.

“Ele é um homem disposto a trabalhar pelo bem e não apenas porque foi superintendente da Sudene. Mas, como gestor, se esforçou pelo desenvolvimento da Paraíba. E nosso estado precisa de homens de coragem como Evaldo que soube que uma empresa de grande porte estava saindo da Paraíba e foi até lá e conseguiu manter esse empreendimento e os empregos aqui. Se ele tivesse resgatado apenas um emprego, já seria digno dessa medalha, mas ele fez muito mais!”, disse Carlão ao justificar a homenagem.

“Conheço Evaldo desde os tempos de colégio. Eu poderia falar do superintendente da Sudene, que deu muitos frutos na economia da região, mas nós sempre destacamos o que foi feito pela Paraíba. Você merece receber essa honraria e tenho certeza que sua família se orgulha de por onde você passa. Eu também tenho orgulho de você. Sinta-se abraçado pela cidade de João Pessoa”, afirmou Thiago Lucena.

“A Câmara homenageia hoje um ser humano exemplar cujas virtudes sobressaem muito mais que os defeitos. Trabalho, capacidade e discrição são suas maiores características e vão lhe alçar a voos muito mais altos”, complementou Milanez Neto.

Por sua vez, Pedro Cunha Lima disse que talvez estivesse se despedindo das tribunas já que não sabia se voltaria a uma casa legislativa. “Eu digo com o orgulho de quem quer bem e profunda gratidão pela irmandade a casa instante e cada luta em parceria, é muito bom dizer que Evaldo está entre os melhores. Tem disciplina de trabalho incomum, além de capacidade técnica, comprometimento e habilidade para iniciar e tocar projetos. Essa homenagem é muitíssimo justa. Admiro o que você é capaz de realizar”, disse o deputado federal e cunhado do homenageado. Pedro conclui essa semana seu mandato como parlamentar já que a Câmara Federal entra em recesso e no dia 1º de fevereiro empossa os novos parlamentares eleitos em outubro passado.

Na tribuna, Evaldo agradeceu a iniciativa da Câmara Municipal de João Pessoa através da proposta do vereador Carlão: “Sou muito discreto em tudo que faço, mas mantenho o foco nas missões que me são dadas”, disse, para em seguida fazer uma prestação de contas de seu trabalho na Sudene.

“Assumi em março de 2020, na semana da pandemia, e olhando para trás vejo que todos os atos que adotamos surtiram o efeito desejado”, avaliou ele citando que foi feita em sua gestão uma mudança organizacional da Sudene. “Antes, ela era um órgão inchado e voltado para os atos administrativos, mas reorganizamos tudo e colocamos o planejamento como finalidade da Superintendência. Assim, pudemos realizar uma série de ações”.

Evaldo citou a economia de mais de R$ 1 milhão somente com renegociação de contrato de alugueis da Sudene, a realização de uma pesquisa sobre impactos do Covid-19 na região nordeste cujo resultado serviu para nortear as ações e políticas públicas na região, além da formatação do G51 (grupo formado pelos municípios-polo da área de atuação da autarquia que possuem condições de ampliar o alcance de políticas públicas e programas de governo); implantação do programa Nordeste 4.0, de fomento à inovação, além do Programa Inova + Nordeste, liberando 25 milhões aplicados em pesquisas de desenvolvimento, bem como a entrega do ranking de competitividade dos municípios, premiando os primeiros colocados em cada categoria.

Em sua avaliação, Evaldo registrou ainda a criação do programa de formação em saúde digital capacitando mais de 2 mil agentes comunitários de saúde.

Em relação especificamente à Paraíba, o ex-superintendente esteve à frente da viabilização de uma rede de transmissão de energia entre Campina Grande e João Pessoa capaz de garantir segurança energética por algumas décadas. A superintendência ainda investiu em fábricas de paineis solares, de móveis, e facilitou a instalação de grandes empreendimentos industriais no Estado, outorgando incentivos fiscais às empresas que se estabeleceram na Paraíba.

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -