Governadores do Nordeste se reuniram nessa quinta-feira (11) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para acertar detalhes da compra da vacina russa Sputnik V. Ficou acertado a aquisição de 39 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19 para o Fundo Nacional de Imunização.
O governador da Paraíba, João Azevêdo, esteve presente na reunião.
O Consórcio Nordeste fez uma opção de compra através de um memorando com o Fundo Soberano Russo, ficando reservadas 50 milhões de doses.
Segundo Wellington Dias, governador do Piauí, ‘com essa regulamentação da Anvisa estávamos prontos para assinar o contrato. Para garantir que as vacinas vão para o Fundo Nacional de Imunização, acertamos como ministro Pazuello uma agenda com a sua equipe. O Ministério vai comprar as vacinas e vamos garantir as condições”.
Amanhã pela manhã, serão acertadas as condições de contratação da vacina Sputnik com o Fundo Russo, a União Química e o Ministério da Saúde.
João Azevêdo comemora
“Essa é uma vitória do Consórcio Nordeste, que vem negociando a compra diretamente com o Fundo Soberano Russo desde o ano passado, sob a liderança do governador Rui Costa, da Bahia. A negociação, que garantiu todas as condições de compra e de entrega, foi viabilizada após a sanção Presidencial à Lei 534/2021. Agradecemos ao governador Rui Costa por todo empenho ao longo desses meses para garantir a disponibilidade das doses e também ao ministro Pazuello pela pronta concordância, aprovação e agendamento para assinatura do contrato de compra já na manhã desta sexta-feira, o que garantirá a continuidade da vacinação. O Brasil precisa, mais do que nunca, de união e vacina! É assim que venceremos essa pandemia”, disse.