Fim de ano motiva mudanças, novos planos e uma boa faxina ou reforma na casa e, em meio a isso, muitas pessoas não sabem o que fazer com todo o material descartado. Mas é simples. A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) disponibiliza serviços de recolhimento e coleta desses materiais para evitar que sejam descartados inadequadamente. Basta limpar para o Teleatendimento da Autarquia.
A população pode solicitar o recolhimento de poda e metralha, decorrente de reforma ou demolição, móveis descartados, através do Cata-Treco, bem como disponibiliza postos de coleta de equipamentos eletrônicos e de pilhas, lâmpadas e baterias. “Esses serviços têm o objetivo de evitar que esses materiais acabem em terrenos baldios, calçadas, canteiros, encostas, áreas de proteção ambiental, margens de rios ou canais”, lembra Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.
Cata-Treco – O serviço é disponibilizado para a população gratuitamente, basta ligar para o Alô Limpeza e repassar as informações básicas, como endereço, com ponto de referência. Posteriormente, a equipe entra em contato com o solicitante para agendar o recolhimento do material.
Metralha e poda – O processo é semelhante, sendo que a gratuidade é apenas para o recolhimento de uma pequena quantidade de material, em torno de três carroças de tração animal, para evitar o descarte inadequado, já que a destinação dos resíduos é de responsabilidade do gerador. Acima desse montante é cobrada uma taxa de serviço, a partir de R$ 150.
Lixo Eletrônico – A Emlur mantém uma parceria com a Ecobras, empresa paraibana, com sede no município do Conde, responsável pela destinação e reaproveitamento correto desse material. A população pode descartar seus eletroeletrônicos em seis postos de recolhimento na Capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Os postos recebem componentes de computadores e seus periféricos; televisores e monitores; ar condicionado; microondas, aparelhos de celular ou qualquer aparelho eletroeletrônico que acumule energia.
Pontos de coleta
- Sede da Emlur: Av. Minas Gerais, 177 – Bairro dos Estados – (83) 3214-7628;
- Núcleo da Emlur Centro Dia: Av. Gouvêia Nóbrega – Róger (próximo ao Parque Arruda Câmara – Bica);
- Escola de línguas CNA: Av. Senador Rui Carneiro, 416 – Miramar;
- Núcleo da Emlur Tambaú: Rua Aluizio Franca, 49 – Tambaú (nos fundos da agência do Bradesco da Av. Rui Carneiro);
- No Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena. Avenida Josefa Taveira;
- Núcleo da Emlur Jaguaribe: Rua Floriano Peixoto S/N – Jaguaribe (ao lado da Loja de Móveis Mix).
Pilhas e baterias – O descarte correto pode ser feito em 11 bairros de João Pessoa. Esse material é considerado lixo tóxico por ter na composição metais pesados como mercúrio, chumbo e cádmio. Quando descartadas de forma incorreta podem contaminar o solo ou os lençóis freáticos. E, se jogadas em locais como lixões e aterros, podem contribuir para a incidência de doenças graves como câncer.
Alô Limpeza – De acordo com a programação, o atendimento a solicitação deve ocorrer em até oito dias úteis. Aquele que mantiver entulho na calçada ou na via pública obstruindo o passeio público ou o trafego de veículos esta sujeito a multa. O serviço pode ser solicitado das 8h às 17h, de segunda a sexta. Contatos: 0800 083 2425/3214 7628/7644/32558444.