O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), durante discurso proferido na manhã desta quarta-feira (30), resolveu falar sobre o assunto mais comentado do momento que é o imposto exacerbado pago pelo brasileiro.
Segundo o senador, os estados precisam encontrar fontes alternativas de receita que não penalizem a produção, porque energia e combustível são insumos essenciais para qualquer atividade produtiva, e no Brasil esse insumo é taxado de forma extremamente pesada em todos os estados.
“Quando governador, a gasolina no meu Estado tinha uma alíquota de 25%. A partir da criação do Fundo de Combate à Pobreza, por uma Emenda Constitucional, aumentamos a alíquota em 2%, completando, então, 27% de alíquota. 25% de ICMS propriamente dito e 2% para o fundo. O atual governo já aumentou para 29%”, informou Cunha Lima.
Para o senador, no ritmo em que estamos, logo a alíquota chegará a 31%, porque na Paraíba nunca se registrou tanto aumento de impostos como no atual governo.
“Todos os impostos! Todos foram majorados de forma impressionante e o governador, como resposta a uma sugestão feita para a redução de impostos, disse: ‘me poupe’. E o que eu digo? ‘Governador, poupe é o povo que não aguenta mais pagar esses impostos'”, finalizou o senador.
Redação Bastidores da Política
Maryjane Costa