Por meio do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já vacinou contra a Influenza mais de 2 mil idosos acamados ou com dificuldade de locomoção. O serviço acontece através do agendamento prévio nas Unidades de Saúde da Família (USF) ou por meio do telefone 3214-7149.
Além da vacinação domiciliar, o objetivo do SAD é promover o cuidado integral e humanizado no ambiente onde se encontra o idoso. Com as orientações de prevenção ao novo Coronavírus, o serviço sofreu algumas mudanças para garantir a segurança dos pacientes. “Por conta do afastamento social, estamos fazendo o acompanhamento diário dos nossos pacientes via telefone e teleconferência, apenas em casos extremamente necessários é que vamos até o domicílio”, explica Gilanne Ferreira, coordenadora do SAD.
Ao todo, o serviço atende 300 pacientes pelas equipes multiprofissionais. Para ter acesso, é preciso que o usuário procure a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de casa para que sejam realizados os primeiros atendimentos e, se necessário, o encaminhamento ao serviço domiciliar do programa. Em casos de desospitalização, o próprio hospital, através do seu setor de serviço social, faz a solicitação e encaminhamento do usuário ao SAD.
Em casos de dúvida, a população pode ligar para o telefone 3214-7149.