Devido ao grande aumento da demanda no uso de Equipamentos de Proteção Pessoal (EPIs) nas últimas semanas por conta da pandemia do Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu a doação de 200 máscaras de proteção facial em acetato incolor feitas pelo Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
A Secretaria Municipal de Saúde já abriu processo de aquisição dos EPIs, mas devido à pandemia, existe um tempo de entrega dos fornecedores que estão tendo que atender diversos estados do País simultaneamente.
De acordo com a assessora técnica da SMS, Lilia Gomes, as doações já foram distribuídas para os profissionais da Rede Municipal de Saúde. “Ainda estamos concluindo a coleta de hoje, mas já ultrapassou o número de 200 unidades, que foram dispensadoas para todos os hospitais da Rede Municipal de Saúde, Samu, Vigilância Epidemiológica e Consultório de Rua”, explicou.
O coordenador geral Laboratório do Nutes, professor Mizael Morais destacou como surgiu à iniciativa. “O objetivo foi colaborar com a proteção dos profissionais de saúde em geral. Para isso reunimos professores, pesquisadores e alunos para produzir um arquivo STL para o molde das máscaras de proteção facial em acetato incolor, por meio de uma rede de solidariedade e cooperação. Já enviamos esse suporte para várias cidades do País, até para o exterior, em San Diego, nos Estados Unidos. Aqui em João Pessoa, não apenas disponibilizamos o molde, como também imprimimos 200 máscaras de proteção”, destacou.
Como colaborar
Qualquer pessoa que possua uma impressora 3D pode colaborar na produção das máscaras. Os interessados em receber o arquivo STL para impressão 3D podem entrar em contato membros do Nutes e solicitar o molde, que poderá ser enviado até por WhatsApp. Os contatos são da coordenadora do Laboratório de Tecnologia 3D (LT3D), Yasmyne Martins (98638-9792) e o coordenador técnico do LT3D, engenheiro Rodolfo Castelo Branco (98812 6641).
Para quem já tem as máscaras de proteção prontas e deseja doá-las, entrar em contato com a assessora técnica da SMS, Lilia Gomes, através do contato 98880-2119.