A secretária de Saúde de Guarabira, Fernanda Macêdo explicou através de áudio enviado nesta quinta-feira (30), as ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Guarabira para enfrentamento do COVID-19.
Segundo a secretária, foi criado de imediato uma equipe de enfrentamento de crise junto as coordenações da Secretaria Municipal de Saúde para construção do plano de enfrentamento que permite atender a todos os níveis de saúde do município.
Fernanda Macêdo esclareceu que desde o início das orientações da Organização Mundial da Saúde, o prefeito Marcus Diogo tem dado a devida importância a pandemia na tentativa de minimizar os danos a vida da população de Guarabira.
Também foi ressaltado pela secretária a importância da responsabilidade individual da população, no sentido de obedecer e cumprir as medidas e Decretos oficiais, como também, o uso de máscaras.
MEDIDAS ADOTADAS PELA PREFEITURA DE GUARABIRA E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE:
– Aparelhamento das Unidades Básicas de Saúde;
– Monitoramento da saúde das pessoas que chegam a Guarabira através dos ônibus de viagem;
– Orientação e informação sobre as medidas de segurança, higiene e comportamento das pessoas que chegam a cidade através dos ônibus de viagem, para que não ofereçam riscos a saúde da população local;
– Canal de informação e denúncias (3271-4813);
– Decretos com critérios e orientações para o comércio;
– Contratação de profissionais para auxiliar no monitoramento e na orientação a população local e/ou turistas;
– Contratação de Bombeiros Civis para orientar e controlar a aglomeração causada por filas em locais como Agências Bancárias e Lotéricas;
– Parceria com a Polícia Militar;
– Fiscalização diária do cumprimento dos Decretos municipais através das equipes de Vigilância Sanitária;
– Capacitação das equipes de SAMU para enfrentamento da COVID-19;
– Criação de projetos através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF):
- Fique Em Casa o NASF, que oferece orientações de atividades físicas e lúdicas para serem realizadas em casa durante o período de isolamento social
- Auxílio Emocional para profissionais da saúde
- Centro de testagem para profissionais da saúde e da segurança e seus familiares
Por fim, Fernanda afirmou que caso seja necessário, a Prefeitura de Guarabira e a Secretaria Municipal de Saúde estarão realizando novas medidas para que Guarabira possa passar por essa crise mundial com o mínimo de danos possíveis e sem momentos de luto.
Só Política PB